O que é RPG


Role-playing game (Jogo de Interpretação de Papéis, frequentemente abreviado como RPG), é um jogo de imaginação, criatividade e estratégia, em que os jogadores interpretam diferentes personagens em diferentes mundos, vivendo aventuras e superando desafios de acordo com as regras descritas no sistema escolhido.

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          O RPG é um jogo pouco convencional. Em um teatro, os atores recebem seu guião (ou "script"), o conjunto de suas ações, gestos e falas, com tudo o que suas personagens devem saber. Você interpreta uma personagem de ficção, seguindo o enredo definido em um roteiro. Num jogo de estratégia, por outro lado, você está seguindo um conjunto de regras aonde, para vencer, você precisa vencer desafios impostos por seus adversários. Cada partida é única, já que é impossível prever seus movimentos durante o jogo. No RPG, esses dois universos se unem.

paragrafoComo num jogo de estratégia, há algumas regras que o definem, e guiam aquilo que o seu personagem pode ou não pode fazer. A esse conjunto de regras chama-se sistema. Como no teatro, cada personagens tem uma história, e deve ser interpretado assim como os actores fazem. Mas, diferente de um jogo de estratégia, você não luta contra um adversário específico, mas vive aventuras em um mundo imaginário. Diferentemente do teatro, você não segue um roteiro, mas age pelo seu personagem com liberdade de ação.

paragrafoUm grupo de RPG pode ter de duas até dez pessoas. Não existe um número específico, embora a maioria dos grupos tenha uma média de 4 até 6 integrantes. No RPG, existem dois tipos básicos de jogadores muito bem definidos: O primeiro tipo é o jogador personagem, normalmente chamado apenas de "jogador" ou PC (Player Character). Esse jogador é aquele quem cria um personagem fictício seguindo as regras do sistema escolhido por seu grupo, e será aquele quem controlará esse mesmo personagem pelas aventuras do jogo. (Em alguns jogos de RPG, jogadores podem controlar mais de um personagem simultaneamente, embora seja incomum).

paragrafoO segundo tipo de jogador é o narrador ou mestre. Será ele quem criará a história, e julgará as ações de todos os personagens do jogo. O narrador não possui um personagem próprio, mas controla todos os personagens não-jogadores da aventura - o que seriam os coadjuvantes da peça de teatro. Enquanto o jogador tem uma relação próxima com um ator de teatro, o narrador seria o diretor. Aquele quem define o cenário, figurantes, ambiente e tudo mais. Por isso mesmo, o narrador é aquele que deve conhecer as regras mais profundamente, e deve ser o mais experiente do grupo. Normalmente seguindo um sistema de regras pré-determinado que ajudará o Mestre com os eventuais problemas e dúvidas que venham a surgir. O mestre/narrador deve seguir as regras do sistema escolhido, mas ele pode quebrá-las, ignorá-las ou mudá-las, baseando-se apenas no seu bom senso. Conhecer o máximo possível sobre o sistema facilita esse processo.

paragrafoCada sessão de RPG pode ser chamada de uma aventura. Uma sucessão de aventuras onde se usam os mesmos personagens mantendo a continuidade dos eventos torna-se uma "campanha". Cada jogador cria o seu personagem baseado no mundo e em suas regras pré-estabelecidas que o narrador/mestre determinou, e viverá nele as suas aventuras. Ao término de cada aventura, o personagem recebe pontos de "experiência"(XPs), que representam o seu aprendizado. Estes pontos podem tornar o personagem mais forte, dando mais vantagens e habilidades. Por esse motivo os mesmos personagens costumam ser usados em campanhas - uma vez que a progressão do personagem fica evidente, diferente de várias aventuras isoladas em que cada personagem precisa ser feito do zero.

paragrafoExistem muitos tipos diferentes de RPGs, e cada um possui as suas próprias regras. De forma geral, quando um jogador decide fazer alguma coisa, o narrador decide e narra para ele o resultado. Quando é uma ação complicada e/ou com grande chance de erro (como pular grande distância ou fazer uma acrobacia), o narrador pode exigir um teste, que é feito com uma jogada de dados. Estes representam o fator aleatório existente, a chance do personagem conseguir ou não realizar a ação pretendida. Cada sistema possui suas próprias regras para definir o sucesso ou falha de cada ação, calculando a probabilidade do resultado ser ou não favorável.

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Sistemas


paragrafoPara que serve um sistema de RPG? Todos sabemos que o sistema é um suporte ao mestre do jogo, para que os resultados das ações tomadas durante o jogo sejam feitos de forma (nem sempre) justa, para evitar desacordos e brigas entre o mestre e jogadores.paragrafoFichas, rolagem de dados, vantagens, perícias, atributos....tudo isso serve apenas para dar uma ordem ao jogo, e para torná-lo um pouco mais verossímil, e evitar aqueles negócios que vemos em chats de RPG e brincadeiras de polícia e ladrão. Aquela briga do "Te acertei!", "Não, não acertou não!" nas brincadeiras de criança não existe no RPG devido ao sistema usado, assim como nos chats, onde aquele vampirão ferradão, se formos ver pelas suas ações (??) que ele deveria ter pelo menos todas as bolinhas da ficha de vampiro preenchidas (invejável para qualquer Caim), tamanha apelação que o cidadão faz ao existir a falta de regras e sistema (diz, aí, "existir a falta" ficou bem estiloso né?).paragrafoResumindo tudo o que disse até aqui, pra aqueles que não tiveram paciência de ler minhas palavras acima: O sistema de RPG nada mais é que um conjunto de regras para tornar o jogo justo e divertido para todos.paragrafoAgora, qual o melhor sistema? Bem, caros amigos, claro que é o GURPS e...ih, já vi o jogador experiente em AD&D torcer o nariz e aquela jogadora novata ali no canto arquear as sombrancelhas...e por que isso? Simples, não existe um sistema melhor ou pior, existe aquele com o qual você mais se identifica. Se você é um jogador que preza muito a interpretação e gosta de um clima gótico e sombrio, qual o melhor sistema para você? Claro que é da série WoD, não é mesmo? O mesmo acontece com aquele jogador que gosta de mundos cheios de fantasia épica, batalhas...Dungeons & Dragons cai como uma luva...não existe um sistema melhor o pior, existe aquele que se encaixa mais nas suas preferências, e esse será o melhor, para VOCÊ.paragrafoEntão, não perca tempo e caia de cabeça naquele sistema que mais te agrada e também não perca tempo querendo discutir qual o sistema é o melhor, afinal, o que vale é a diversão que ele te proporciona!!


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E quem ganha o jogo?!


           Uma característica que não se apresenta de forma evidente em um jogo de RPG, é a resposta para a pergunta: "quem ganha o jogo"? O senso comum nos diz que em todo jogo, precisa existir um vencedor. Mas essa noção não se aplica em um jogo de RPG, uma vez que ele não é focado em uma disputa entre os jogadores - justamente o contrário, RPG é um jogo com ênfase na cooperação. Pelas características do jogador "narrador", pode se pensar que ele estaria jogando contra os demais jogadores, mas essa ideia também está errada.


paragrafoComo o narrador é um contador de histórias, tudo dentro do jogo acontece de acordo com sua narração. Se ele quiser, ele pode fazer com que todos os personagens sejam presos, fiquem doentes ou mesmo fiquem ricos em apenas um instante, basta apenas ele narrar isso acontecendo. Na verdade, o narrador cumpre um papel de árbitro e não de adversário. Ele não joga "contra" os jogadores, ele cria uma história na qual os personagens desses jogadores possam se desenvolver. Ele também não joga "a favor", um narrador precisa sempre ser imparcial para manter um bom andamento da aventura. Apesar dele propôr os desafios e representar todos os inimigos do jogo, ele não faz isso com o objetivo de derrotar os jogadores, mas sim de oferecer um bom ambiente para a partida. Como o objetivo do jogo é a diversão, ele em determinadas vezes pode favorecer um ou mais jogadores, ou mesmo penalizar outros, para que o jogo fique equilibrado e divertido para todos.

paragrafoEntão pode surgir outra pergunta, "os jogadores disputam entre sí"? A resposta mais exata seria dizer: depende. Na maioria dos jogos, todos os jogadores são parte de um grupo. Pense no grupo de RPG como um grupo de futebol. Se o narrador é o árbitro, os jogadores fazem parte de um dos times. Todos devem agir em conjunto para conseguir enfrentar os desafios que o narrador oferece. De forma geral existe alguma disputa, assim como jogadores de um mesmo time disputam entre sí para ver quem é o mais habilidoso ou o que faz mais gols. Mas eles devem agir em conjunto, senão a vitória na aventura pode se tornar algo impossível de se alcançar.

paragrafoExistem exceções a essa regra: Em determinados sistemas, ou mesmo se os jogadores assim desejarem, o narrador pode criar aventuras nas quais os jogadores disputam entre sí pelos mais variados motivos. Talvez cada jogador seja um mercenário contratado para resgatar uma mesma pessoa, ou então exploradores de uma ruína antiga, todos tentando conseguir o mesmo objeto. E uma infinidade de temas possíveis. Mas são situações que não representam o estilo de jogo mais comum nas partidas, a maioria esmagadora dos jogos exigem cooperação entre todos os jogadores.

paragrafoEntão qual seria a resposta para a pergunta, "quem ganha o jogo"? Na visão dos jogadores de RPG, todos ganham. O objetivo de cada aventura é superar os desafios, e quando os jogadores conseguem fazer isso, eles ganham pontos de experiência e histórias na vida de seu personagem. Essa é a premiação pela "vitória" em uma sessão. Todos os jogadores que conseguem passar pela aventura são considerados vencedores. Pode soar um pouco estranho para quem não está acostumado com um jogo em que todos os jogadores podem vencer, mas depois que se entende a mecânica do jogo é algo natural.

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