quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lições de empreendedorismo do filme ‘A Rede Social’

     Sábado passado fui ver o filme “A Rede Social”, sobre a criação e os problemas iniciais do Facebook. Além das questões éticas exibidas,  que não irei abordar aqui, o filme dá muitas dicas de como montar uma empresa, o que fazer e o que não fazer para ela dar certo.

COMEÇO PEQUENO

     
     Todas as grandes empresas de Internet começaram pequenas, com poucos recursos e foram crescendo graças ao talento e criatividade dos fundadores. Nenhum deles tiveram medo de inovar e ir onde nenhuma outra grande empresa tinha ido. Progresso se faz assim. O primeiro investimento do Facebook foi de mil dólares  e o segundo, 18 mil. O filme fala também da criação da Victoria’s Secret, como ela nasceu pequena e a partir de uma necessidade individual e pouco investimento se tornou uma marca mundial. Se você acompanha o mercado de informática, vai ver que todas as grandes empresas e sites começaram  assim.

ESCOLHA OS SÓCIOS



     A escolha dos primeiros sócios é fundamental para o sucesso de uma empresa. No livro Hackers and Painters, Paul Graham aborda isso no artigo “What Startups Are Really Like” (O que são realmente empresas iniciantes de Internet) quando diz que prefere escolher como sócio amigos com caráter do que alguém com habilidades. Ele fala que no ambiente de uma empresa pequena (startup) a relação é quase um casamento. Escolha pessoas motivadas, inovadoras e com vontade de trabalhar, pois o começo não é fácil e requer muito esforço.

CONTATOS



     Ter contatos é fundamental para vender a ideia. Quando o Facebook ficou no ar pela primeira vez, a lista de contatos das pessoas foram usadas para divulgar o projeto. Além da divulgação, contatos na área de investimentos e de outras empresas do mesmo setor ajudam bastante. Vide os conselhos do Sean Parker para Mark Zuckerberg mostrados no filme.

ESTEJA NO LUGAR CERTO

     
     Nos Estados Unidos, o lugar é o Vale do Silício. No Brasil infelizmente não há um lugar específico, mas São Paulo, por ser o centro financeiro e concentrar o maior tráfego de Internet do país (xxxlink do ptt-br) pode ser o lugar. O filme fala que para a empresa crescer, tem que estar no Vale. Já conheci empreendedores em Nova York que estavam em busca de investimentos e a primeira pergunta dos investidores era: “Você se mudaria para o Vale?”. Após a resposta, a negociação começava.

FOCO



     A famosa frase: “o seu foco determina sua realidade” não podia ser melhor demonstrada no filme. Mark estava totalmente imerso na programação do site, adicionando novos recursos e garantindo que o mesmo não saísse do ar com sobrecarga de acesso que o sucesso do projeto foi meteórico.

MOTIVAÇÃO



     A cena da corrida de Mark na neve de sandálias para adicionar uma funcionalidade ao Facebook após ouvir de um amigo que as pessoas não carregam crachás com seu status de relacionamento, mostrou o quão motivado ele estava para dar mais esse diferencial ao site. Ele não esperou para calçar uma bota de neve, mas foi correndo por em prática a ideia. Não deixe para depois o que você pode fazer agora.

MIRE ALTO



     O diálogo do filme de que ganhar um milhão de dólares é legal, mas o mais legal é ganhar 1 bilhão, mostra que quem mira alto e trabalha duro, consegue chegar lá. A famosa frase “você é do tamanho do seu sonho” também se encaixa aqui.

ESCOLHA O NOME



     A escolha do nome de um produto é também importante para o sucesso. O filme mostra que o nome inicial era “The Facebook”, mas devido a um conselho do Sean Parker, o “The” foi removido, ficando apenas Facebook. Vejam que não existem “The Apple”, “The Yahoo!”, “The Google”. Um nome simples e fácil de ser lembrado vai ajudar na propagação da ideia.

USE SEU CONHECIMENTO



     Saber é importante, mas usar o que sabe para fazer coisas grandes é mais importante ainda. Uma pessoa vai ser lembrada pelos seus feitos e não pelo seu conhecimento puro. Ninguém foi contratado pelo que achava que podia fazer, mas pelo que já tinha feito. O filme mostra uma cena de um programador sendo contratado após burlar esquemas de segurança de uma rede.
     O filme possui também cenas em que são explicados com detalhes técnicos algumas funcionalidades do site e como ele foi criado e, além disso, é um filme divertido e que prende a atenção do espectador.

Por Flavio Amaral, colunista do yahoo.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger