Aventuras One-Shot em meio a campanhas longas
Basicamente, vou falar como que aventuras one-shot podem ajudar em campanhas mais longas, não só ao mestre, como também aos jogadores! Então, vamos ao que interessa?!
Bom, para você que não está acostumado ao termo One-shot, ele, no RPG, está ligado a uma única sessão, ou seja, uma aventura que tem o começo, desenvolvimento e fim num único dia. Mas qual o benefício de ter uma sessão One-shot, meio a uma campanha, você pergunta.
Eu uso as aventuras one-shot, na maioria das vezes, como meio de fugir da tensão de uma campanha muito longa. Não é raro quando se está em uma capanha de meses, às vezes, anos, começar a ficar enfadado com o mesmo cenário e sistema, seja no lugar do jogador ou no lugar do mestre.
Jogar uma aventura num cenário diferente e/ou com um sistema diferente serve para isso! Arejar as idéias com algo totalmente diferente ajuda muito depois, quando retornamos para a campanha principal. Se você está numa campanha medieval, que tal jogar algo futuristico? Se era d20, que tal Gurps ou d6system? Pode ser que consiga inspirações jogando cenários totalmente diferente e coloca-las lá no principal!
Outro motivo de usar aventuras one-shot é fazer com que essa aventura desenvolva uma faceta da campanha principal. Mas como assim, certo? Vocês lembram quando eu falei que os mundos são vivos? Pois então, outros grupos de aventureiros podem estar trabalhando na mesma aventura/campanha e enfrentando outros perigos que, de alguma forma, podem ajudar o grupo da campanha principal…
Digamos que o grupo do one-shot entrou no covil antes foi limpando até certa parte, onde foram perecendo um a um, talvez ficando somente um, agonizando, que é, exatamente, alguém que o grupo principal encontro… Você pode muito bem ir criando a aventura em pontos soltos que ficaram da principal e abrir outros para que o principal resolva, gerando assim, mais e mais idéias para aventuras e continuação da campanha.
Como já falei também, nunca se sabe se os dois grupos vão se unir, não é? Seria uma boa maneira de ver se os jogadores são capazes de jogar com mais de um personagem ao mesmo tempo, porque, a partir daí, você poderia criar grupos menores, sem problema algum, com 2 ou 3 jogadores! Outra coisa também, imagine vocês os dois grupos se enfrentando vez ou outra… Seria uma experiência bem diferente, garanto!
As one-shot também servem, para mim, para jogar novos sistemas e tentar usar novos cenários, sejam eles cenário comerciais, vendidos por aí – Réia, Forgotten, Cyberpunk, Star Wars, etc – ou mesmo aqueles cenários que eu acabo criando… O meu cenário medieval low-fantasy, que já até falei aqui, onde tem só humanos como raça – porém, tendo etnias para simbolizar “as raças” – é muito testado dessa forma…
Bom, que é mais uma idéia/dica que creio que seja válida para todos. Se você é mestre, tente fazer isso, se você é jogador, indique ao seu mestres esse post e veja no que dá! Se acharem que falta mais alguma coisa no post, podem deixar nos comentários! Um grande abraço a todos e até mais!
0 comentários:
Postar um comentário