domingo, 25 de abril de 2010

Como se portar em uma mesa de RPG

          Mais uma vez, enquanto vasculhava arquivos antigos de blogs e sites para ver o que eu poderia trazer, acabei me deparando com essas dicas do Roleplaying Tips: 8 dicas de etiqueta para o RPG. Então resolvi dar uma lida e, digamos, adapatá-las para o período atual e dar a roupagem que eu acho necessária!
Ainda continuarão sendo as 8 dicas de antes eis elas:


·         Pontualidade
·         Aparelhos eletrônicos
·         Nem tudo faz parte do jogo
·         Atenção
·         Piadas
·         Tom de voz
·         Regras
·         Argumentação
Pontualidade
Para mim, sem sombra de dúvidas, um dos elementos mais importantes para que haja uma mesa de RPG. Marcar um horário e ter todos os envolvidos presentes no local é primordial para que não se perca o precioso e pouco tempo que temos pra jogar. Muitos de nós trabalhamos a semana inteira e guardamos algumas horinhas para nosso hobby, então, nada mais educado que ter respeito por nós e pelos outros e chegar na hora marcada, huh?
Claro que às vezes não é possível chegarmos no horário marcado ou mesmo está presente. Para isso, seria mostrar consideração tentar entrar em contato com o pessoal avisando, com um bom motivo e boa antecedência, para que eles não precisem esperar 1h ou 2h para iniciar o jogo. Então, tente avisar quando achar que não vai dar pra chegar ou comparecer!
Aparelhos eletrônicos
Não é regra, mas evitar os celulares ligados é de bom grado. No mínimo, seria legal deixa-lo no silencioso, já que, nunca sabemos, podemos acabar recebendo alguma notícia urgente, não é verdade? MP3 players, com excessão do mestre-narrador, creio que não seria bom permitir. No caso do mestre, deveria ser de uso exclusivo para a ambientação, usando músicas para aumentar o clima que ele quiser passar.
Televisores e/ou vídeo games, creio que é unânime, nada na mesa! Computadores, mais especificamente notebooks até é permitido, desde que todos os jogadores tenham consciência que ele vai servir para consulta, para fichas, anotações e assuntos relacionados à sessão e não para ficar navegando na internet, criando set lists, jogando e por aí vai…
Nem tudo faz parte do jogo
Às vezes, quando usamos props – itens que ajudem a criar o clima – como mapas, moedas, jóias, etc, os jogadores ficam empolgados porque ter o item que um personagem seu está guardando ou usando faz com que ele se sinta, realmente, dentro da sessão. Mas, às vezes, quando lançamos mão desse artifícios muitas vezes, alguns jogadores acabam achando que tudo que está na mesa ou no local de jogo pode fazer parte o que acaba levando à distração, não só dele, mas, também, dos outros jogadores que ficam tentando saber o que ele está fazendo.
Atenção
Falando em atenção, não tem como ter uma boa sessão de RPG se não tiver atenção por parte de todos. Seja dos jogadores ou do mestre, prestar atenção é mais uma forma de respeito com quem está ali. Você todo empolgado narrado suas ações ou dos PdMs e percebe que te outros dois jogadores conversando é meio frustrante. Uma vez ou outra, já que ninguém é de ferro, ainda vai, mas continuar nessa é péssimo.
O que chega a ser engraçado, porque muitos desses que ficam conversando enquanto outros estão falando costumam não gostar quando ele próprio está narrando e os outros acabam por criar conversas paralelas. Isso é falta de “etiqueta” terrível, seja em sessões de RPG ou em qualquer outro lugar. Então, evitem fazer isso!
Piadas
Estando numa mesa onde o clima requer toda tensão e suspense e, como dizem, soltar uma piadinha uma vez na vida e outra na morte, para não ficar tão sério, ainda vai, mas aproveitar essas brechas para quebrar o andamento da aventura é de muito mal grado.
Se quiser soltar aquela piadinha, pense bem antes, as vezes até pode ajudar, mas, como disse, em excesso, quase sempre, atrapalha. Prefira comentar e contar esses momentos e piadinhas ao término da sessão, se tiver várias delas para contar, e todos ficarão felizes em ouvir e contar as próprias, posso garantir!
Tom de voz
Uma coisa que me deixa um tanto impaciente é ver jogadores tentar ganhar algo no grito. Pessoal, vejam bem, discutir é saudável, mas, quando essa discussão começa a esquentar e inicia o ponto de briga, com vozes alteradas, pessoas levantando da mesa, apontando dedo umas para as outras, onde que fica o clima para continuar jogando? Não há, fato!
Sem contar que, a pessoa ficar falando alto o tempo todo é como se somente ela tivesse a razão das coisas e obrigasse os outros a fazer o que ela diz. Certa vez vi no twitter a seguinte frase “Tem pessoas que falam tão alto que parecem que tem a tecla CAPSLOCK travada na língua!”… Como todos sabemos, escrever tudo em capslock é péssimo, então, não seja uma dessas pessoas com a língua travada!
Regras
Regras por mais que elas tenham sido feitas, não necessariamente são obrigadas a serem seguidas. Nas minhas mesas, regras são GUIAS que ajudam a manter as aventuras dentro do eixo e não veredar para o antigo “polícia e ladrão” de quando éramos crianças.
O mestre é o que tem maior parcela pela diversão na mesa, já que é ele quem traz os desafios, combates, história, etc. Então, se ele criou algo e acha que certas regras precisam ser mudadas ou mesmo precisam ser retiradas, nada mais justo que ele o faça, principalmente se é para garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível, para todos, jogadores e mestre!
Argumentação
Muitas vezes, quando há algo pertinente a se questionar da decisão do mestre, como por que um halfing só com uma adaga, em um ataque corpo-a-corpo, conseguiu acertar um alvo a 3 quadrados de distância, não há problema algum, de vir e fazê-lo. No entanto, quando se começa a argumentar todo e cada “ai” que o mestre disser, vai começar a ser chato.
Imagine você, tentando explicar algo para alguém e essa pessoa simplesmente não para perguntar por que Z, Y e Z e não o A, B e C. Quase que certeza seu raciocínio será cortado e ficará prejudicado em fazer a explicação…
Pessoal, basicamente é etiqueta, algo que seria muito importante para a saúde de qualquer sessão de RPG, então, se tentem avisar seus amigos e se policiem, também ok? Outra coisa, não sei o que vocês acharam desse post, mas, esse é o 100˚ post do RPG do Mestre. Deixem seus comentários e ajudem a melhorá-lo… Um grande abraço e avante RPG do Mestre!

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