quinta-feira, 22 de abril de 2010

Religiões de Eberron


Em Eberron, a natureza verdadeira dos deuses é obscura. Não há prova realmente que os deuses existam (podendo ser apenas uma crença que se tornou muito forte a ponto de seus devotos obterem milagres por ela). É a FÉ dos clérigos e paladinos que capacita o dom das magias, não a dádiva de um deus. Mesmo que eles existam, eles não se manifestam em Eberron (com uma possível exceção), portanto nada de intervenção divina. E um indivíduo de uma dada fé pode ser de qualquer alinhamento, sem restrições (exceto paladinos, que mantém a restrição).

Quando alguém morre, normalmente supõe-se que sua alma vai para Dollurh, um plano de apatia que não há recompensa ou punição particular, mas apenas apatia. Cada religião tem uma noção da relação de pós-morte com seu credo, e que benefício espiritual seus devotos obtém.

Sovereign Host (Hoste Soberana): A mais prevalente do continente de Khorvaire. Apesar de creditar a criação do mundo aos três dragões primordiais, os fiéis sustentam que toda a manifestação do mundo, especialmente os aspectos mais positivos e/ou civilizados, são representados pelos 9 deuses deste panteão. Note que o credo insiste que TODOS os deuses sejam reconhecidos e venerados (ainda que em maior ou menor grau, dependendo do fiel), e apesar de uma minoria focar sua fé em apenas um deus, isto é considerado um erro simplório (pois não se pode ignorar os aspectos do mundo em detrimento de apenas um) ou até uma heresia entre os mais ortodoxos. Os fiéis da Sovereign Host acreditam que os atos justos e desonrosos serão respectivamente recompensados e punidos em vida. Após a morte, as almas vão para Dollurh até serem reencarnadas. Os 9 deuses da Sovereign Host são:

- Arawai: Deusa da agricultura, fertilidade e vida vegetal, irmã de Balinor e do Devorador (Dark Six), que a estuprou, gerando a Fúria (Dark Six).
- Aureon: Deus da lei, conhecimento e magia (controlada e regida), irmão de Onatar e marido de Boldrei. A sombra de Aureon tomou vida própria e tornou-se divindade do Dark Six chamada The Shadow (The Shadow? The Shadow! J)
- Balinor: Deus das feras e da caça, irmão de Arawai e do Devorador.
- Boldrei: Deusa da comunidade e do laresposa de Aureon.
- Dol Arrah: Deusa da honra, sacrifício, da luta honrada e do sol, trazendo a luz. Irmã de Dol Dorn e da Zombaria (Dark Six).
- Dol Dorn: Deus da guerra, armas e força física, irmão de Dol Arrah e da Zombaria.
- Kol Korran: Deus do comércio e riqueza. Filho de Olladra e Onatar, irmão gêmeo do Guardião (Dark Six)
- Olladra: Deusa da sorte e dos festins. Esposa de Onatar, mãe de Kol Korran e do Guardião.
- Onatar: Deus dos artífices, criação e forja. Marido de Olladra, pai de Kol Korran e do Guardião.

Dark Six (Sexteto Sombrio): Originalmente, havia outros 6 deuses na Sovereign Host, mas foram banidos e punidos por seus crimes pelo resto do panteão. Estes deuses renegados são chamados coletivamente de Dark Six, e representam os aspectos mais sombrios e selvagens do mundo. Os devotos da sovereign host são hostis a fiéis do Dark Six, mas não deixam de admitir (com relutância) a manifestação deles em Eberron, podendo inclusive fazer uma prece ocasional para evitar sua atenção. Os fiéis do Dark Six também reconhecem a Sovereign Host, mas afirma que pelo menos a sua fé é honesta: os deuses devem ser temidos, e se não for por esta devoção temerosa, suas almas irão apodrecer em Dollurh em vez de resgatadas. Da mesma forma, clamam que os deuses do Dark six mostram sua verdadeira face: aspectos primais e selvagens da natureza, não versões mais “civilizadas” ou fracas. Os 6 deuses do Dark Six são

- The Devourer (O Devorador): Deus da força destruidora da natureza (tufões, enchentes, terremotos, etc), irmão de Balinor, irmão/estuprador de Arawai, pai da Fúria.
- The Fury (A Fúria): Deusa das paixões extremas, especialmente a cólera, podendo ser associada a loucura e criatividade extremada. Filha de Arawai e do Devorador.
- The Keeper (O Guardião): Irmão de gêmeo de Kol Korran,nãoapenas representa a cobiça e ganância da riqueza material, mas também é patrono da morte e decadência; dizem que ele se esconde nas trevas, apanhando almas que se desviem de Dollurh.
- The Mockery (A Zombaria): Irmão de Dol Arrah e Dol Dorn, A Zombaria patrocina o combate desonroso, a traição, envenenamento e assassinato
- The Shadow (A Sombra): Entidade que emergiu de Aureon, representa a magia sem controle, sombria e corrupta.
- The Traveler (O Viajante): Misterioso deus que não tem relação com os demais, deus da espereza, trapaça e subterfúgio, mas também da viagem e dos eventos. É o deus menos malévolo do Dark Six; dizem que anda por Eberron sob mil disfarces.

The Silver Flame (Chama Prateada): Os dragões primordiais criaram o mundo, os deuses da Sovereign Host foram os precursores nos aspectos, mas os seguidores da Chama Prateada acreditam que esta será a última entidade divina do mundo, que o transformará num verdadeiro paraíso, purificando-o de toda a maldade e corrupção. Segundo o credo da Silver Flame, os fiéis devem apressar a purificação do mundo através de bons atos e resistindo e combatendo o mal, sendo que a recompensa para os puros será a união com a Silver Flame após a morte. A religião da Chama Prateada surgiu poucos séculos atrás, quando uma paladina sacrificou-se para deter um grande demônio que estava prestes a se libertar. Atendendo a súplica de uma couatl que lutava contra o demônio, a paladina se sacrificou e aprisionou o demônio novamente junto com ela e a couatl, dando origem a uma Chama Prateada. Os clérigos da Silver Flame dizem que a Silver Flame sempre existiu, mas apenas tornou-se acessível após o sacrifício desta paladina. Atualmente esta é a fé que mais cresce em Khorvaire.

Blood of Vol (O Sangue de Vol): Esta fé não é bem-vista por outras religiões, por acreditar que cada ser consciente é capaz de atingir a divindade. Dollurh é visto como um local de punição eterna e apenas com a ascensão a imortalidade é possível escapar desse destino terrível. A religião, baseada na fundadora há muito falecida, acredita que o sangue, simbolizado como a fonte de vida, é a chave para ascender à imortalidade.

Religiões druídicas: Os druidas de Eberron não dedicam atenção aos deuses, mas ao mundo em si como encarnação de uma entidade viva (Eberron, dragão primordial), embora a abordagem de como praticam sua fé varia de seita para seita.

The Undying Court (A Corte Imortal): Os elfos da ilha-continente de aerenal veneram sues antepassados, que dizem que ainda andam entre eles. A maior honra para estes elfos é virar um antepassado e membro desta corte.

Cults of the Dragon Below (Cultos do Dragão das Profundezas): Uma miscelânea de cultos, a semelhança que jaz entre todos eles é que veneram o poder do subterrâneo. Alguns cultuam Khyber (the dragon Below), enquanto outros cultuam os poderoso habitantes aprisionados em seu interior (Daelkyr, os fiend lords aprisionados, etc).

Deuses draconianos: Não são geralmente venerados pelos humanóides (exceto kobolds). As lendas dizem que estes deuses foram os primeiros ou os maiores descendentes do dragão primordial Syberys. Entre alguns dos nomes conhecidos estão Tiamat e Bahamut.
Créditos à, KIKOAG

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger